SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Associação da periodontite com a doença dos pequenos vasos cerebrais em doentes hipertensos - Estudo piloto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versión impresa ISSN 1646-2890versión On-line ISSN 1647-6700

Resumen

MELO, Jéssica Gomes Alcoforado de; SOARES, Diego Moura  y  SANTOS, Saulo Cabral dos. Atividade antibacteriana in vitro do extrato de própolis contra bactérias periodontopatogénicas: uma revisão sistemática. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2024, vol.65, n.1, pp.3-14.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2024.03.1214.

Objetivos:

O objetivo desta revisão sistemática foi reunir estudos que utilizam o extrato de própolis para o controlo da atividade antimicrobiana e avaliar sua atividade in vitro contra os principais periodontopatógenos.

Métodos:

Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scielo, Lilacs, Science Direct, Cochrane, SCOPUS, Web of Science e na literatura cinzenta (Google Scholar and OpenGrey), complementada por uma busca manual, e foram incluídos artigos que atenderam aos critérios: estudos in vitro que avaliaram a ação da própolis contra pelo menos um periodontopatógeno.

Resultados:

A busca na base de dados resultou em 1473 artigos. Após análise dos títulos e resumos, 179 artigos estavam duplicados, 18 artigos foram selecionados para triagem do texto completo e cinco deles foram excluídos. A busca manual resultou em um artigo. Esta revisão sistemática compreendeu 13 artigos. A Porphyromonas gingivalis apareceu em todos os estudos e a própolis apresentou efeito antibacteriano demonstrando a partir da concentração inibitória mínima.

Conclusões:

O extrato de própolis apresenta atividade antimicrobiana efetiva sobre as bactérias patogénicas periodontais, podendo ser uma opção terapêutica viável para a modulação da periodontite. Mais estudos são importantes para analisar os efeitos citotóxicos de diferentes concentrações nos fibroblastos gengivais.

Palabras clave : Doença periodontal; Porphyromonas gingivalis; Própolis; Revisão sistemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )