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Tourism & Management Studies
versión impresa ISSN 2182-8458
Resumen
PAIVA, Kely César Martins de et al. Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.121-128. ISSN 2182-8458.
O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas.
Palabras clave : Competência profissional; competência docente; educação a distância; administração; professor.