SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Liberación como Dependencia: Reconceptualización de la Educación Emancipadora en el Nuevo Régimen Climático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

WILDEMEERSCH, Danny. Velhos Mestres, Novas Interpretações: É Necessário Reconcetualizar a Emancipação?. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.6-8.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21258.

A educação emancipatória tornou-se um conceito importante para os pedagogos críticos a partir dos anos de 1960 e 1970. Diferentes ‘velhos mestres’ nesses tempos inspiraram autores da área da educação com a sua interpretação do conceito em causa. Hoje, os tempos mudaram profundamente. A questão neste momento é se essas interpretações são ainda válidas. É necessário reconsiderar essas interpretações? Em que medida as ideias dos ‘velhos mestres’ ainda são úteis? Que ideias caíram em desuso? Seis artigos abordam estas questões, a partir dos contributos de Paulo Freire, John Dewey, Bruno Latour, Ivan Illich, Jacques Rancière e Axel Honneth.

Palabras clave : educação emancipatória; interdependência; desafios societais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )