SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Autores Clásicos, Nuevas Perspectivas: ¿Es Necesario Reconceptualizar la Emancipación?Revisando el Concepto de Emancipación Intelectual de Rancière en las Prácticas de Educación Técnico Profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

GLEASON, Tristan. A Libertação Dependente: Voltar a Conceptualizar a Educação Emancipatória no Novo Regime Climático. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.9-22.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20107.

Bruno Latour argumenta que estamos a viver um Novo Regime Climático, no qual existem oposições binárias tais como Natureza / Cultura e Sujeito / Objeto que impedem o desenvolvimento de modos de fazer política que resultem da/em ação coletiva. O Novo Regime Climático exige recompor as relações humanas neste mundo que é mais do que humano, nas quais se incluem as políticas educativas contemporâneas cada vez mais chamadas a resolver problemas classificados sob o signo de ‘sociais’. Assim, os académicos têm-se questionado sobre o papel da educação na emancipação de indivíduos e grupos relativamente a forças sociais opressivas. No entanto, as alterações climáticas são um problema político diferente, no qual as lógicas de emancipação parecem quebrar-se. Este artigo coloca as conceções de Latour em diálogo com a prática da educação libertadora de Paulo Freire, de forma a equacionar como uma educação emancipatória pode gerar ações coletivas que afrontem o problema das alterações climáticas, entre outros, no presente.

Palabras clave : Latour; emancipação; Freire; alterações climáticas; política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )