SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Liberación como Dependencia: Reconceptualización de la Educación Emancipadora en el Nuevo Régimen ClimáticoLa Experiencia de la Educación en la Era de la Antipolítica: Leyendo a John Dewey en la Tercera Década del Siglo XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

TUR-PORRES, Gisselle; WILDEMEERSCH, Danny  y  SIMONS, Maarten. Revisitando o Conceito de Emancipação Intelectual de Rancière em Práticas de Ensino e Formação Profissional. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.23-40.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.19957.

O documento discute o potencial emancipatório das práticas de Ensino e Formação Profissional (EFP) no Uruguai, que são geralmente associadas a discursos de trabalho e formação. O trabalho de Rancière sobre emancipação intelectual é considerado um guia que permite discutir os fenómenos estudados, como uma lente para observar e problematizar a emancipação em práticas concretas de nível heurístico. O artigo está estruturado da seguinte forma: primeiro, é descrito o contexto das práticas de EFP no Uruguai. Segundo, são discutidos os principais conceitos de emancipação na educação de Rancière. Terceiro, é desenvolvido um diálogo entre trabalho empírico e teórico, a fim de explorar práticas concretas de EFP a partir do axioma da igualdade. Finalmente, o texto conclui com uma reflexão sobre novos significados da emancipação intelectual de Rancière que nos merecem mais atenção e nos permitem identificar outras formas de potencial emancipatório nas práticas de EFP, de forma a transcender a atual compreensão funcionalista predominante.

Palabras clave : Rancière; emancipação intelectual; ensino e formação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )