SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Política Pública de Acción Afirmativa en la Enseñanza Superior para la Población Romaní en Portugal: Programa Operacional de Promoción de la Educación (OPRE)Clases de Tele y Radio: Desarrollo Profesional del Maestro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

CAETANO, Willyan da Silva  y  SANAVRIA, Claudio Zarate. As Potencialidades de uma Sequência Didática com a Web 2.0 para o Ensino de História. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.41-60.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.23284.

Este artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa que analisou a aplicação de uma sequência didática interativa com apoio dos recursos da Web 2.0 para o ensino de História em uma turma de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, numa escola pública brasileira. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo explicativa e caráter intervencionista, desenvolvemos e aplicamos o produto educacional e analisamos suas contribuições para o desenvolvimento da consciência histórica nos estudantes. Neste trabalho fazemos uma análise específica do auxílio da Web 2.0 nesse processo. Os resultados apontam uma aceitação das ferramentas por parte dos estudantes e evidente facilitação da aprendizagem e desenvolvimento da consciência histórica a partir da interação e produção de conteúdo. As ferramentas utilizadas oferecem uma variada gama de caminhos e diversos formatos de informações e a familiaridade dos estudantes com tais recursos permitiu uma apropriação maior dos conteúdos.

Palabras clave : web 2.0; sequência didática; tecnologias educacionais; ensino de história; práticas educativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )