SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Las Potencialidades de una Secuencia Didáctica con Web 2.0 para la Enseñanza de la HistoriaLa Disciplina como Factor Esencial de la Oferta de Educación Profesional Integrada en la Escuela Secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

BENGO, Nádia. Tele e Rádio Aulas: Aperfeiçoamento Profissional do Professor do Ensino Básico. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.61-83.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.23404.

O estudo, com ênfase na metodologia Investigação - Ação, pretendeu compreender o impacto das tele e rádio aulas no aperfeiçoamento profissional do professor do ensino básico angolano. Com a disseminação da pandemia da COVID-19, o professor do ensino básico participou de uma atividade diferenciada de aperfeiçoamento profissional denominada “tele e rádio aulas” emitidas pela Televisão Pública de Angola (TPA) e pela Rádio Nacional de Angola (RNA). Desta forma, informações coletadas indicam que, por ter um caráter prático, as tele e rádio aulas contribuíram para a melhoria da atuação docente do professor do ensino básico, isto é, o professor passou a recorrer regularmente ao apoio tutorial de profissionais de educação e a atividade reflexiva para o aperfeiçoamento das suas competências didático-pedagógicas resultando na melhoria de competências, como organização e contextualização dos conteúdos de ensino à realidade do aluno e maior conhecimento das orientações metodológicas das disciplinas do ensino básico.

Palabras clave : aperfeiçoamento profissional; tele e rádio aulas; professor do ensino básico; Angola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )