SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Clases de Tele y Radio: Desarrollo Profesional del MaestroElaboración de las Trayectorias Hipotéticas de Aprendizaje como Oportunidad para la Formación de Profesores de Matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

SILVA, Lucas Melgaço  y  CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.84-107.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20464.

Hodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem.

Palabras clave : qualidade na educação; disciplina; ensino profissional; Ceará.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )