SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Gobernanza en Red en la Educación de Adultos: Una Comparación Internacional de Estrategias de Políticas Centradas en Redes de Oferta de Educación de Adultos en Italia, Nigeria y AlemaniaProgramas y Experiencias de Empleo en Educación Superior: Un Análisis Comparativo de Italia, Nigeria y Palestina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

BOFFO, Vanna; GAMBERI, Letizia; ODUSANYA, Anike  y  AKKEILA, Reem. A Dimensão da Empregabilidade nas Políticas para o Ensino Superior. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.2, pp.85-106.  Epub 06-Sep-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25573.

A empregabilidade de licenciados é um desafio importante para as universidades apoiarem a transição para o mercado laboral, principalmente em países com taxas elevadas de desemprego entre os jovens. O conceito de empregabilidade e as suas principais definições constituem o enquadramento deste artigo, segundo o qual se analisa a sua influência nas políticas e práticas do ensino superior. No contexto das economias do conhecimento e da procura de trabalhadores altamente qualificados, a empregabilidade surge como um processo educacional que apoia a transição da universidade para o trabalho. A este respeito, este texto aborda estudos sobre educação de adultos, o impacto do conceito nos percursos de carreira e capacidades de desenvolvimento de um plano de vida.

Tendo por base este enquadramento, o artigo inclui uma análise comparativa de políticas de empregabilidade que influenciam as estratégias do ensino superior em Itália, na Nigéria e na Palestina.

Palabras clave : empregabilidade; ensino superior; políticas; análise comparada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )