SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Percepciones de los Profesores de Educación Primaria Sobre la Contribución de la Ciencia Ciudadana a la Educación Sobre Cambio ClimáticoConocimiento Pedagógico del Contenido de Profesores de Física sobre el uso de Múltiples Representaciones en un Estudio de Clase índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

LINDBLAD, Sverker  y  PETTERSSON, Daniel. “Para Quem Estamos a Escrever?”: Sobre a Publicação de Investigação em Estudos Comparativos Baseados em Avaliações Internacionais em Grande Escala. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.139-163.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28905.

Este estudo tem por base um interesse na interação entre ciência e sociedade e como isto estrutura a ciência e a sociedade em conjunto. De modo a captar tais interações, analisamos afirmações em publicações científicas. A finalidade deste estudo consiste em analisar o relevancing em publicações científicas através da análise dos destinatários a quem os contributos da investigação são endereçados e porque estes são considerados relevantes. O nosso caso é a área de investigação chamada ILSA - Avaliações Internacionais em Grande Escala, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) da OCDE, concebido para analisar as relações entre modelos educativos e desempenhos dos estudantes. Identificámos um grande grupo de publicações de investigações através dos motores de busca Web of Science e Scopus. Selecionámos publicações revistas por pares e baseadas em comparações empíricas entre pelo menos dois países. Uma grande maioria analisava apenas o aproveitamento dos alunos, havendo poucos a investigar os impactos de variações educativas. As afirmações de relevância eram endereçadas acima de tudo aos decisores políticos. Estes resultados indicam uma estruturação social forte de grande parte da investigação ILSA.

Palabras clave : comparações internacionais; interação ciência-sociedade; comunicação da investigação; avaliações em grande escala; investigação em educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )