SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Factores determinantes en la transición a cuidados paliativos: Perspectiva de enfermeros expertos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Onconews

versión impresa ISSN 1646-7868versión On-line ISSN 2183-6914

Resumen

LIMA, Ana Victória Mota  y  LIMA, Wenderson Pinheiro de. TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA TRIPLO NEGATIVO E IMPACTO NA SOBREVIDA DAS PACIENTES. Revista Onconews [online]. 2022, n.45, e054.  Epub 28-Dic-2022. ISSN 1646-7868.  https://doi.org/10.31877/on.2022.45.02.

Descrever as opções terapêuticas disponíveis e analisar a expectativa de vida de mulheres diagnosticadas com câncer de mama triplo-negativo. Tratou-se de uma revisão sistemática de literatura e foram utilizadas as plataformas de pesquisa LILACS, BVS, PubMed e Periódicos capes para encontrar artigos publicados de 2015 à 2021 nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram aplicadas as palavras-chave “câncer de mama triplo negativo” e “expectativa de vida”, utilizando o operador booleano E (AND). Ao final foram selecionados 14 estudos que se adequavam nos critérios de inclusão. O câncer de mama triplo-negativo apresenta limitadas opções terapêuticas devido sua classificação imuno-histoquímica, sendo assim submetido constantemente a quimioterapia, radioterapia e procedimento cirúrgico que deixam a paciente fragilizada. Entretanto, outras metodologias como a imunoterapia e uso de fármacos com diferentes alvos terapêuticos estão em desenvolvimento. Resultados preliminares demonstram um aumento na sobrevida das pacientes e possibilidade de um futuro promissor na terapia do tumor triplo negativo.

Palabras clave : Neoplasia triplo-negativa; Antineoplásicos; Imunohistoquímica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )