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Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
versión impresa ISSN 2184-0180versión On-line ISSN 1646-9054
Resumen
CAMPOS, Daniela Queiroz. O Atlas Mnemosyne e o Painel Semântico. A História da Arte em diálogo com a pesquisa visual em Design. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.25, pp.47-56. Epub 31-Mayo-2020. ISSN 2184-0180. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.25.10.
O presente artigo objetiva propor diálogo entre a história da arte e a pesquisa visual em design. A pesquisa visual em design, grosso modo, utiliza-se de quadro associativo de imagem. O Painel Semântico é a ferramenta metodológica utilizado por profissionais de diversas habilitações em design. Contudo, mesmo sendo um mecanismo amplamente utilizado pela área não é percetível relevante produção teórica sobre a temática. Diferentes áreas de conhecimento também se utilizam de quadros associativos de imagens e algumas dela produzem interessante reflexão teórica. O historiador da arte alemão Aby Warburg produziu relevante conjuntos de painéis imagéticos que ambicionavam contribuir para a pesquisa com imagens: o Atlas Mnemosyne. Questões de tal dispositivo imagético são sugeridas para interação e renovação do Painel Semântico. O Atlas Mnemosyne constitui quadro associativo de imagens, tal qual o Painel Semântico, contu-do suas feituras e finalidades os distinguem. O propósito é integrar algumas questões do Atlas - como a montagem e a sua flexibilidade - ao Painel Semântico. Tais questões, adicionariam caráter de mudança e renovação ao Painel, que estaria mais aberto a alterações e aprimoramento durante toda a fase projetual.
Palabras clave : Painel Semântico; Atlas Mnemosyne; design; história da arte; imagem.