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Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
versión impresa ISSN 2184-0180versión On-line ISSN 1646-9054
Resumen
CAMPOS, Amanda Queiróz. Panorama da indústria de moda catarinense: desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.25, pp.57-68. Epub 31-Mayo-2020. ISSN 2184-0180. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.25.109.
Este trabalho abordou o conceito de moda, bem como suas relações com as tendências, os produtos e o mercado de moda. De forma aplicada, conduziu-se um estudo teórico bibliográfico moda, vestuário, consumo simbólico e marcas comerciais e também um estudo documental a partir de levantamentos sobre o contexto produtivo têxtil e de confecção do estado de Santa Catarina. Sabe-se que nesse estado, a oferta de produtos baseia-se na crença de um diferencial sobre a qualidade material e técnica, que se mostra ultrapassada pela noção de incremento de valor simbólico, sendo a localidade percebida nacional e internacionalmente como produtora de vestuário e não como produtora de moda. Os processos de simbolização lidam com o patrimônio intangível e positivado construído pelas empresas de moda no processo de identificação e qualificação simbólica. As empresas de moda catarinense devem investir em marcas comerciais, formando identidades fortes e tornando-se referência não somente em qualidade, mas principalmente em criatividade e inovação.
Palabras clave : Moda; Marca; Cultura comercial; Design de moda; Valorização simbólica.