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Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)
versión impresa ISSN 2184-0458versión On-line ISSN 2183-0886
Resumen
MORENO GONZALEZ, Ascensión y CLAUZET FERRAZ DE MELLO, Marina. O Conceito de Mediação Artística no Contexto Iberoamericano. RLEC/LJCS [online]. 2023, vol.10, n.1, pp.15-29. Epub 30-Jun-2023. ISSN 2184-0458. https://doi.org/10.21814/rlec.4425.
Existem diferentes campos que definem a mediação artística, porém, é possível explicitar que no centro destas diferentes definições, estão diferentes formas de acompanhamento dos processos educativos e sociais vinculados às práticas artísticas. No contexto ibero-americano, coexistem atualmente duas conceções de mediação artística. Uma refere-se ao acompanhamento profissional por meio de intervenções artísticas a pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão, com o objetivo de melhorar sua condição psicossocial, promovendo o bem-estar, fomentando a criatividade e a participação, possibilitando uma melhora em situações tanto individuais, como grupais e comunitárias, alavancando processos de inclusão social, desenvolvimento comunitário e fomentando a cultura de paz. A outra conceção é descrita como a intervenção realizada para aproximar a arte do público em contextos culturais ou museológicos, promovendo novas formas de pensar a relação entre arte, sociedade e público. Nesta pesquisa, ambas as perspetivas são revistas, com apoio na forma como as publicações científicas especificadas a seguir (quando e como) apresentam o conceito de mediação artística no seu conteúdo, com o fim de ganhar uma maior compreensão do alcance de cada conceito.
Palabras clave : mediação artística; arte; públicos; melhoria social.