SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32A Gazeta de Lisboa (1715-1760) enquanto paradigma da imprensa periódica portuguesa setecentista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


População e Sociedade

versión impresa ISSN 0873-1861versión On-line ISSN 2184-5263

Resumen

ROCHA, Ricardo. Da Gazeta de Lisboa ao Diário da República: o longo processo de afirmação do jornal oficial do Estado Português (1715-2006). População e Sociedade [online]. 2019, n.32, pp.1-23.  Epub 01-Jul-2022. ISSN 0873-1861.

A Gazeta de Lisboa, percursora do atual Diário da República, foi criada em 1715, por iniciativa privada, mas sob privilégio real. Nascia assim o primeiro periódico português com um caráter oficial, que advinha do controlo exercido pelo Estado e dos conteúdos que obrigatoriamente publicava, onde avultavam decretos, nomeações e novidades sobre a família real. No entanto, estas peças ‘oficiais’, conquanto muito presentes, representavam nesta etapa inaugural uma pequena fração dos conteúdos do jornal, que preferia dedicar-se a questões internacionais. O presente artigo procura explicar o longo processo de transformação e afirmação do caráter oficial deste periódico, por entre sucessivas mudanças de título e alterações estruturais, até se submeter à tutela plena do Estado e abandonar a sua natureza mista, publicando exclusivamente matérias de natureza jurídico-administrativa e tornando-se um pilar do Estado de Direito.

Palabras clave : Gazeta de Lisboa; Diário do Governo; Diário da República; Estado de Direito; imprensa oficial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )