SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Museu como potência educativa: a exposição “Imigração no Paraná” no Museu ParanaenseA Associação de Classe dos Industriais de Padarias do Porto na Crise das Subsistências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


População e Sociedade

versión impresa ISSN 0873-1861versión On-line ISSN 2184-5263

Resumen

MONTEIRO, Arlete Assumpção. De antiga colônia portuguesa à Dubai Brasileira. Um estudo sobre Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. População e Sociedade [online]. 2021, n.36, pp.70-81.  Epub 15-Sep-2022. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev36a5.

D. João VI, preocupado com as fronteiras brasileiras, providenciou povoar o sul brasileiro. Em maio de 1818, desembarcava no Rio de Janeiro a primeira leva de colonos portugueses para a fundação da Colônia de Nova Ericeira, na Enseada das Garoupas, Estado de Santa Catarina, Brasil. O local para instalação das famílias, igreja e cemitério foi planejado; os terrenos doados por sorteio e os solteiros encaminhados para as terras próximas ao Rio Camboriú. Com a Independência do Brasil (1822), a colônia passou à denominação de Porto Belo, devido a beleza do litoral. Apesar das dificuldades, não sucumbiu. Na década de 1970, a construção da rodovia BR 101, que liga São Paulo ao sul do Brasil, facilitou o acesso à região. Camboriú destacou-se nos últimos anos por seus modernos arranha-céus de alto padrão, impulsionando grande desenvolvimento econômico e turístico passando a ser conhecido como a “Dubai Brasileira”.

Palabras clave : D. João VI; colonização portuguesa; Nova Ericeira; cidades brasileiras; Camboriú..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )