SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Uma revisão sistemática dos instrumentos de medida da literacia em saúde em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Public Health

versión impresa ISSN 2504-3137versión On-line ISSN 2504-3145

Resumen

SANTOS, Cátia et al. Exposição Ao Amianto E Mesotelioma Maligno Da Pleura: Uma Revisão Sistemática Da Literatura. Port J Public Health [online]. 2022, vol.40, n.3, pp.188-202.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000527971.

Introdução:

A relação entre a exposição ao amianto e o mesotelioma maligno da pleura (MMP) já está bem estabelecida. No entanto, ainda muito há a saber sobre a exposição ao mesmo e a incidência e mortalidade do MMP.

Objetivo:

Esta revisão sistemática visa mapear a relação entre o amianto e o MMP, estudando a exposição ao amianto e a incidência e mortalidade do MMP.

Métodos:

Foi realizada uma revisão sistemática relacionada com o amianto e o MMP. A exposição ao amianto, incidência, e mortalidade por MMP foram revistas. PubMed, Web of Science, Cochrane Library, RCAAP, DART-Europe e as listas de referência dos estudos incluídos foram pesquisados, de 1 de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 2020. A qualidade metodológica foi verificada, bem como o risco de análise de enviesamento, e foi realizada uma análise descritiva dos dados.

Resultados:

Foram identificadas 3,484 citações únicas, que incluíam 17 estudos observacionais, que preenchiam os critérios de inclusão com uμm total de 1,104 pacientes. A heterogeneidade está presente entre os estudos incluídos, que variam entre uma série de 16 estudos retrospetivos e 1 estudo prospetivo. Os estudos foram realizados principalmente na Europa, particularmente em Itália (6), e foram publicados entre 1969-2020. A idade média dos pacientes, é de aproximadamente 66 anos, com uμm período de latência entre a primeira exposição e o diagnóstico de aproximadamente 42 anos. 14 estudos apresentam dados relativos ao contexto ocupacional e o crisótilo e a crocidolite são os tipos de fibra mais estudados. A incidência de casos ocorreu entre o intervalo 1966-2014 e em 9 estudos a taxa de mortalidade foi de 100% dos pacientes.

Conclusão:

A evidência demonstra a relação entre o amianto e MMP. No entanto, a informação relativamente escassa fornecida pelos estudos, reforça a necessidade de investigação dirigida e mais aprofundada e implementação de Centros Nacionais de Vigilância do Mesotelioma a nível mundial.

Palabras clave : Amianto; Exposição; Mesotelioma maligno da pleura; Mortalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )