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Análise Social
versión impresa ISSN 0003-2573
Resumen
FERREIRA, Ana. Os académicos precarizados e os outros: construindo uma legitimação sucessiva de um regime excecional. Anál. Social [online]. 2023, n.249, pp.806-823. Epub 31-Dic-2023. ISSN 0003-2573. https://doi.org/10.31447/as00032573.2023249.09.
Atualmente, o setor do ensino superior e da ciência é fortemente afetado pela prevalência de vínculos laborais precários. Este ensaio parte dos sentidos que académicos em posições precárias e permanentes atribuem às funções de ensino e de investigação, assim como aos vínculos laborais associados a estas, para refletir sobre a sua imbricação no desenvolvimento do setor durante o período democrático em Portugal. Discute-se a legitimação contínua de mecanismos de fechamento da academia à integração permanente de investigadores, resultando numa normalização da contratualização precária que atualmente se estende a todas as funções académicas. Este sistema dual promove disparidades internas, contribui para a reprodução de estruturas de poder e cria um ambiente de competição exacerbada que, no seu conjunto, obstaculizam o cumprimento das missões do ensino superior e da ciência.
Palabras clave : precariedade; ensino superior; ciência; condições laborais; Portugal.