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Forum Sociológico
versión impresa ISSN 0872-8380versión On-line ISSN 2182-7427
Resumen
HENRIQUES, Susana et al. Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados. Forum Sociológico [online]. 2020, n.37, pp.49-62. Epub 05-Ago-2021. ISSN 0872-8380. https://doi.org/10.4000/sociologico.9511.
Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.
Palabras clave : empregabilidade; graduados do ensino superior; perfis e competências.