Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X
Resumen
VILELA, Rosana Brandão; RIBEIRO, Adenize y BATISTA, Nildo Alves. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: uma aplicação aos desafios do ensino no mestrado profissional. Mill [online]. 2020, n.11, pp.29-36. Epub 30-Abr-2020. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0211.03.00230.
Introdução:
Este artigo descreve o uso da técnica Nuvem de Palavras na análise de dados qualitativos, sendo utilizada para identificação de desafios aos mestrados profissionais em ensino na saúde (MPES).
Objetivo:
Identificar os desafios dos mestrados profissionais através da utilização da técnica da Nuvem de Palavras.
Métodos:
Utilizou-se o software aplicativo Wordle para a construção de Nuvens de Palavras. A técnica serviu como ferramenta de apoio ao processamento de dados na pesquisa qualitativa, realizada em 2016. A produção das informações foi realizada por meio de questionário, no qual foi aplicado um roteiro semiestruturado a docentes e discentes de treze programas do país.
Resultados:
As seis categorias resultantes da análise e interpretação de Nuvens de Palavras, sobre fatores facilitadores e dificultadores, indicaram a presença de desafios institucionais e outros inerentes ao programa.
Conclusões:
Constatou-se que é essencial compreender a essência dos mestrados profissionais e dar suporte ao desenvolvimento desses programas na área do ensino na saúde. E que, o uso da técnica de Nuvem de Palavras, junto ao olhar atento dos pesquisadores, permite a análise dos dados com segurança.
Palabras clave : nuvem de palavras; mestrado profissional; ensino na saúde; pesquisa qualitativa; análise de conteúdo.