Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X
Resumen
NETO, Vitor. Desenvolvimento de desafios industriais no âmbito curricular. Mill [online]. 2020, n.11, pp.93-98. Epub 30-Abr-2020. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0211.10.00256.
Introdução:
O desenvolvimento de desafios industriais no âmbito das aulas do sistema de ensino superior é uma forma interessante de ensino e aprendizagem que pode promover nos alunos o desenvolvimento de competências vitais. Tais atividades contribuem, para o relacionamento entre os conteúdos ensinados em sala de aula e o mundo real, entre outros benefícios.
Objetivos:
Trabalhos onde é requerido a resolução de problemas reais das empresas industriais regionais, envolvendo organização de produção, processos de produção ou questões de inovação produtiva foram propostos, sendo requerido que os estudantes analisem o problema e proponham soluções técnicas e científicas integrais.
Métodos:
O presente artigo apresenta dados de seis semestres em que o trabalho foi desenvolvido. Inquéritos abertos foram desenvolvidos e enviados a estudantes, empresas e professores para avaliar a sua aplicação e resultados.
Resultados:
Os resultados indicam que, após alguma resistência inicial, a perceção final dos alunos é de satisfação e validação da metodologia adotada.
Conclusões:
A mesma opinião é partilhada por empresas e docentes. Além disso, esse tipo de interação parece ter um impacto positivo no relacionamento universidade-empresa.
Palabras clave : Tecnologias Avançadas da Produção; Aprendizagem baseada em Problemas, Indústria, Ensino em Engenharia.