Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
ALMEIDA, Paulo Pereira de. A servicialização do trabalho: Perspectivas e tendências. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2004, n.44, pp.83-107. ISSN 0873-6529.
Este artigo integra uma proposta de quadro teórico para a abordagem dos fenómenos de servicialização do trabalho no contexto das sociedades avançadas. Propõem-se quadros analíticos com base em modelos de organização alternativos que enquadram o sector dos serviços - e a produção de serviços - nas suas especificidades. No pressuposto da actual inoperância analítica e conceptual da divisão tripartida de sectores económicos - primário, secundário e terciário - apontam-se alternativas de paradigma, as quais integram as características de heterogeneidade, de imaterialidade e de diversidade do emprego no terciário. O artigo encerra com alguns contributos para uma sociologia dos mundos de produção dos serviços, discutindo as possibilidades operatórias de uma abordagem analítica das empresas contemporâneas.
Palabras clave : Servicialização; explicações convencionais; avaliação da performance; net economy.