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Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
BATISTA, Susana. As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2015, n.77, pp.113-135. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/SPP2015772885.
No quadro das mudanças verificadas nos modos de regulação dos sistemas nacionais de ensino durante as últimas três décadas, este artigo procura discutir o conceito de “quase-mercado” educativo e a sua aplicação a um contexto local português. Um primeiro exame das interdependências entre escolas (públicas e privadas) desse contexto destaca, por um lado, alguns aspetos relacionados com a “lógica competitiva”; por outro, mostra a sua estreita imbricação com outros modos de regulação, nomeadamente os de caráter voluntário e horizontal, decorrentes de uma “lógica colaborativa”.
Palabras clave : quase-mercado; modos de regulação; lógica competitiva; lógica colaborativa.