SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4La sostenibilidad corporativa: Evaluación híbrida del Triple Bottom LineStakeholder theory: Análisis en revistas brasileñas desde bibliometría índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Resumen

FEITOSA, Douglas; YOSHIKUNI, Adilson; LUCAS, Edimilson  y  ALBERTIN, Alberto. Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.30-42. ISSN 1645-4464.

Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de Grounded Theory. Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.

Palabras clave : Tecnologias de Informação; Ensino e Aprendizagem; Grounded Theory; Tecnologias de Informação em Salas de Aula.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons