SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP2022A ordem de segurança euro-atlântica e a guerra na UcrâniaMigrant life in exceptional pandemic times. A united Europe? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

LECHA, Eduard Soler i  y  AREXOLALEIBA, Marixe Ruiz de Austri. Proximity and competition. Vaccine diplomacy in the Atlantic space. Relações Internacionais [online]. 2022, n.esp2022, pp.30-50.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.sia03.

As vacinas foram rapidamente incorporadas na caixa de ferramentas de política externa de potências globais e regionais. Este artigo analisa as estratégias dos produtores e recetores de vacinas no espaço atlântico. Conclui que a Covid-19 reforçou tendências anteriores, relativamente à cooperação regional e à competição geopolítica global. Nesse sentido, o espaço atlântico tem funcionado como um laboratório de iniciativas de cooperação assim como de competição entre os países produtores e recetores de vacinas. Embora os interesses materiais tenham contribuído para moldar preferências e estratégias, este artigo sugere que os fatores simbólicos e normativos também ajudaram a configurar a diplomacia das vacinas.

Palabras clave : geopolítica; vacinas; espaço atlântico; Covid-19.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )