SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número2Schwannoma Cutâneo Antigo do Pavilhão AuricularRetalho Duplo de Deslizamento em Ilha na Reconstrução de Defeitos Cirúrgicos do Lábio Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versión impresa ISSN 2182-2395versión On-line ISSN 2182-2409

Resumen

NEVES, J. M.; BRASILEIRO, A.  y  MENDES-BASTOS, P.. Recalcitrant Palmoplantar Pustulosis: Have You Considered Allergic Contact Dermatitis?. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.2, pp.66-67.  Epub 01-Nov-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.2.1313.

A pustulose palmoplantar (PPP) é uma doença crónica e recorrente das palmas e plantas, que tende a ser díficil de tratar. Classicamente era descrita como um subtipo de psoríase. Actualmente é considerada uma entidade distinta, embora psoríase em placas afecte concomitantemente muitos doentes com PPP. Uma relação entre dermite de contacto alérgica (DCA) e PPP já foi descrita, e a primeira acarreta um potencial de perpeptuar a última. Aqui descrevemos dois casos de pustulose plantar de tratamento díficil. Subjacente à natureza refractária da dermatose, encontrava-se uma sensitização alergénica ao dicromato de potássio e ao cloreto de cobalto. Sapatos e palmilhas de cabedal eram

comumente usadas pelas doentes, e ambos os alergénios referidos são utilizados na indústria do cabedal. Remissão clínica foi atingida em ambos os casos com evicção alergénica. O testes epicutâneos devem ser considerados em casos de PPP refractários ao tratamento. Se for demonstrada sensibilização relevante, medidas de evicção alergénica são obrigatórias.

Palabras clave : Cobalto/efeitos adversos; Dermatite Alérgica de Contacto; Dermatoses do Pé; Dicromato de Potássio/efeitos adversos; Testes Epicutâneos..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )