SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número129COVID-19 e o trabalho a partir de casa: determinantes e consequências dos conflitos entre trabalho-família e família-trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

FERREIRA, José Genival Bezerra. O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2022, n.129, pp.177-202.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.14048.

O presente artigo pretende analisar os significados metafóricos que os professores do ensino superior têm atribuído às tecnologias digitais no âmbito pandêmico da COVID-19. Para o efeito, desenvolvemos uma investigação fenomenológica, um dos tipos de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para a geração de dados relatos produzidos na plataforma Google Forms por docentes de nove universidades públicas do Norte e do Nordeste do Brasil. O estudo assume uma visão sociocognitiva da linguagem, focada no aporte teórico da Linguística Cognitiva, com uma abordagem da metáfora conceptual direcionada ao corpus e ao discurso. Utilizando o método do domínio-alvo para a identificação da metáfora no corpus, destacam-se, com mais frequência, aquelas de cunho negativo, como a exclusão e o desespero.

Palabras clave : Brasil; docência; educação universitária; ensino superior; metáfora; tecnologias digitais.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )