Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Crítica de Ciências Sociais
versión On-line ISSN 2182-7435
Resumen
FERREIRA, José Genival Bezerra. O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2022, n.129, pp.177-202. Epub 31-Dic-2022. ISSN 2182-7435. https://doi.org/10.4000/rccs.14048.
O presente artigo pretende analisar os significados metafóricos que os professores do ensino superior têm atribuído às tecnologias digitais no âmbito pandêmico da COVID-19. Para o efeito, desenvolvemos uma investigação fenomenológica, um dos tipos de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para a geração de dados relatos produzidos na plataforma Google Forms por docentes de nove universidades públicas do Norte e do Nordeste do Brasil. O estudo assume uma visão sociocognitiva da linguagem, focada no aporte teórico da Linguística Cognitiva, com uma abordagem da metáfora conceptual direcionada ao corpus e ao discurso. Utilizando o método do domínio-alvo para a identificação da metáfora no corpus, destacam-se, com mais frequência, aquelas de cunho negativo, como a exclusão e o desespero.
Palabras clave : Brasil; docência; educação universitária; ensino superior; metáfora; tecnologias digitais.