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Tourism & Management Studies
versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466
Resumen
VERISSIMO, José Manuel Cristóvão; TIAGO, Maria Teresa Borges; TIAGO, Flávio Gomes y JARDIM, João Sérgio. Dimensões da marca de destinos turísticos: uma abordagem exploratória. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.4, pp.1-8. ISSN 2182-8458.
Estudos recentes defendem a importância da gestão da marca de destinos enquanto ferramenta de marketing. Porém, apesar do seu valor potencial, poucos trabalhos aprofundam a gestão da marca para além do conceito de imagem. Este trabalho contribui para colmatar esta lacuna, utilizando a ilha da Madeira como unidade de análise e contando com a participação de 321 turistas, alojados em sete hotéis. Solicitou-se aos inquiridos a avaliação do destino nas dimensões do modelo de valor de marca, nomeadamente, imagem, notoriedade, qualidade percecionada e fidelização. Os resultados obtidos através das análises descritiva e fatorial confirmatória atestam que o modelo de valor da marca é composto por estas quatro dimensões. Embora a imagem seja uma dimensão importante do modelo, os resultados mostram que a marca de destino depende, igualmente, da notoriedade, da qualidade percecionada e da fidelização.
Palabras clave : Valor de marca; notoriedade; imagem; valor percecionado; fidelização; gestão de marca do destino.