Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Tourism & Management Studies
versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466
Resumen
NOBRE, Liana Holanda Nepomuceno; MACEDO, Álvaro Fabiano Pereira de; BRITO, Simone Gurgel de y SIQUEIRA FILHO, Valdemar. Razão e sensibilidade: consumidores e experiência de marcas tecnológicas. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.4, pp.67-71. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2018.14406.
No campo da gestão da marca, estudos sobre a experiência da marca - considerando as dimensões cognitivas e comportamentais - analisam as relações do consumidor com as marcas. O presente artigo analisa experiências de marca visando identificar se o consumo de marcas tecnológicas é diferente do de marcas não tecnológicas. Uma análise quantitativa foi realizada, e os dados foram analisados pela Análise de Fator de Confirmação e Análise de Variância (ANOVA). Foram testadas quatro dimensões da experiência da marca: sensorial, afetivo, comportamental e intelectual. Foram analisadas dez marcas selecionadas, entre tecnológicas e não tecnológicas. A população desse estudo foi composta por 230 universitários da área de negócios de uma universidade brasileira. Os resultados indicam que os consumidores percebem diferenças na sua experiência com marcas tecnológicas e não tecnológicas, que se baseiam principalmente nas dimensões sensorial, que se refere aos sentimentos, e intelectual, em relação à capacidade cognitiva, criatividade e desempenho de resolução de problemas, que são mais fortes na experiência com marcas tecnológicas.
Palabras clave : Experiência de marca; marcas tecnológicas; comportamento do consumidor.