Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Tourism & Management Studies
versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466
Resumen
ANTONIO, Nuno y SERRA, Francisco. Software as a Service: an effective platform to deliver holistic Hotel Performance Management SystemsSoftware como um Serviço: uma plataforma eficaz para oferta de sistemas holísticos de gestão da performance hoteleira. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.Especial, pp.25-35. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2018.14SI103.
O objetivo principal deste estudo é avaliar a viabilidade de desenvolvimento de um sistema de Gestão da Performance, entregue sob a forma de “Software como Serviço” (SaaS), específico para o setor hoteleiro, e também avaliar os benefícios de seu uso. O software implantado na cloud, entregue e licenciado como um serviço, é cada vez mais aceite num contexto de negócios. Todavia, não é comum que soluções de Business Intelligence (BI) sejam distribuídas neste modelo SaaS. No entanto, existem alguns exemplos de que isso se está a alterar. Para atingir o objetivo do estudo, foi utilizada Design Science Research como metodologia de pesquisa científica para desenvolvimento de um protótipo. Este protótipo foi implementado em quatro hotéis para que os seus resultados pudessem ser avaliados. A avaliação foi focada tanto nas características técnicas do sistema como nos benefícios para o negócio. Os resultados mostraram que os hotéis estavam muito satisfeitos com o sistema e que construir um protótipo e disponibilizá- lo sob a forma de SaaS é uma boa solução para avaliar a contribuição dos sistemas de BI para melhorar o desempenho da gestão.
Palabras clave : Business intelligence; sistemas de apoio à decisão; design science research; hotelaria; gestão da performance.