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Tourism & Management Studies
versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466
Resumen
KAPTANGIL, Kerem; ASAN, Kübra y KINAY, Aysun Gargaci. O efeito dos comportamentos de cyberloafing dos empregados de empresas turísticas nas motivações e na identificação organizacional. TMStudies [online]. 2021, vol.17, n.1, pp.31-43. Epub 31-Mar-2021. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2021.170103.
Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, o cyberloafing, que significa o uso de ferramentas como telefone, tablet ou internet para fins comerciais ou individuais, tornou-se objeto de debate. Desse ponto de vista, foi examinado o comportamento de cyberloafing de funcionários em empresas turísticas. O objetivo foi investigar os efeitos do cyberloafing nas motivações empresariais e na identificação organizacional. Para esse efeito, foi realizada investigação de campo com funcionários de gestão hoteleira nas cidades de Sinop e Samsun, na Turquia. Os dados recolhidos por meio de questionários foram analisados através de análise fatorial e Partial Least Squares Structural Modeling (PLS). Os resultados indicam que o cyberloafing tem impacto parcial e relativamente baixo na motivação do trabalho e na identificação organizacional. Os resultados do estudo contribuem para a literatura sobre comportamento organizacional no contexto do cyberloafing e oferecem sugestões para os gerentes de hotéis.
Palabras clave : Cyberloafing; motivação; identificação organizacional; empreendimentos turísticos; comportamento dos funcionários.