SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3La Experiencia de la Educación en la Era de la Antipolítica: Leyendo a John Dewey en la Tercera Década del Siglo XXIEducación, Libertad y Emancipación Desde el Punto de Vista de la Teoría del Reconocimiento: Entrevista con Axel Honneth índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

VON KOTZE, Astrid. Solidariedade Ecológica e Educação Popular. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.85-99.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.19952.

Este texto assenta no princípio que devemos ouvir a natureza e reconhecer a interconexão de todos os seres vivos. Destaco três princípios centrais da posição Freiriana sobre educação popular: intencionalidade política e preconceitos do educador; o diálogo como um processo epistemológico e ontológico; e a “vocação” da humanização. Partindo de uma lente ecofeminista, sugiro que solidariedade ecológica - ser uma parte de, em vez de apartada da natureza - deve ser tomada como fator essencial para qualquer educação no/do futuro. Isto faz com que se afaste a noção de emancipação de qualquer ideia de liberdade individual ou pessoal, e a alie a práticas de interdependência e de inter-relações como as inscritas no significado original da palavra “ubuntu”.

Palabras clave : ecofeminismo; humanização; emancipação; solidariedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )