SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1La Disciplina como Factor Esencial de la Oferta de Educación Profesional Integrada en la Escuela Secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; SANTOS, João Ricardo Viola dos  y  ROSSETTO, Hallynnee Hellenn Pires. Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.108-133.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21772.

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os elementos constituintes das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), elaboradas por professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada. A recolha de dados se baseou nas produções escritas de oito THA elaboradas no âmbito de uma oficina de formação continuada. A pesquisa tem caráter qualitativo e interpretativo e se baseia na análise de conteúdo. Os resultados indicam que: os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica; os elementos constituintes das THA elaboradas se aproximam de suas práticas escolares; e estes elementos se associam aos domínios do conhecimento matemático para o ensino. A elaboração de THA realizada por professores de matemática se mostra como uma oportunidade para formação docente, na qual demandas matemáticas e pedagógicas se configuram como cenário para discussões, problematizações e produções de conhecimentos matemáticos para o ensino.

Palabras clave : educação matemática; formação de professores; trajetórias hipotéticas de aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )