SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2La Investigación Narrativa en el Estudio del Aprendizaje de Docentes de Matemáticas en Espacios Colaborativos Híbridos Universidad-EscuelaLa Colaboración como Metodología Inicial de Formación de Profesores en los Espacios Didácticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

BARBOSA, Cirléia Pereira  y  LOPES, Celi Espasandin. Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.61-83.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21678.

Este artigo apresenta um grupo de estudos formado por professores e futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado e analisa as contribuições dessa experiência para o desenvolvimento profissional dos licenciandos, ao revisitar encontros sobre planejamento e regência de aulas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola pública situada no interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Adotou-se a estratégia da triangulação para analisar os dados obtidos por meio dos seguintes instrumentos: narrativas escritas dos estagiários, transcrição das gravações em áudio dos encontros com o grupo de estudos e diário de campo de uma das pesquisadoras. O estudo evidenciou elementos que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos futuros professores de Matemática, sobretudo para a mobilização do conhecimento profissional dos licenciandos e para constituição de suas identidades docentes; e revelou a importância de espaços formativos - como o grupo de estudos constituído no Estágio - para o fortalecimento de parcerias colaborativas entre universidade e escola.

Palabras clave : formação inicial de professores de matemática; desenvolvimento profissional; conhecimento profissional; identidade profissional; colaboração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )