SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Participación y Aprendizaje a través del Prisma de los Estudios Comparativos Transnacionales: Aspectos de Género y Restricciones de TiempoGobernanza en Red en la Educación de Adultos: Una Comparación Internacional de Estrategias de Políticas Centradas en Redes de Oferta de Educación de Adultos en Italia, Nigeria y Alemania índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

MIKULEC, Borut et al. Convergência ou Divergência das Políticas de Aprendizagem e Educação de Adultos? O Reconhecimento de Aprendizagens Experienciais na Alemanha e na Índia. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.2, pp.37-60.  Epub 06-Sep-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25505.

Neste artigo, inspiramo-nos na perspetiva teórica do novo institucionalismo, particularmente na da cultura mundial e da constituição política mundial, discutindo a influência das políticas de três organizações internacionais governamentais (OI) escolhidas relativamente ao reconhecimento de aprendizagens experienciais (RAE) nas políticas de aprendizagem e educação de adultos (AEA), das quais o RAE faz parte, num país em desenvolvimento do hemisfério sul (Índia) e num país desenvolvido do hemisfério norte (Alemanha). Com base na análise comparativa dos casos de dois países, mostramos que existem provas de uma convergência mundial das políticas de AEA enquanto as OI têm um papel fundamental na formação e divulgação de políticas de RAE europeias e/ou globais que se baseiam-se em standards semelhantes. No entanto, também é evidente que isto não indica uma implementação e adoção generalizada de políticas, principalmente em contextos locais.

Palabras clave : aprendizagem e educação de adultos; Alemanha; Índia; organizações internacionais governamentais; reconhecimento de aprendizagens experienciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )