SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Por una Ciencia de lo Humano: El Lenguaje Informático en una Perspectiva InclusivaAnálisis de los Recursos Solicitados para Atención Especializada y/o Específica en el Examen Nacional de Escuela Secundaria: Serie Histórica (2016-2020) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

LOURENCO, Gerusa Ferreira  y  MENDES, Enicéia. Um Programa de Implementação de Tecnologia Assistiva Computacional para Estudantes com Paralisia Cerebral. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.66-85.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27543.

Os dispositivos de tecnologia assistiva podem ajudar os alunos com paralisia cerebral a realizar tarefas cotidianas na escola de forma mais eficiente e independente. No entanto, a implementação de um sistema deste tipo é um processo complexo e um elemento essencial para o sucesso da sua aplicação é o envolvimento de uma equipe de profissionais qualificados e experientes. O objetivo deste estudo foi implementar e avaliar os efeitos de um programa de treinamento em serviço em tecnologia assistiva para profissionais da escola, desenvolvido para facilitar o processo de aprendizagem de alunos com paralisia cerebral em uma escola especial de uma cidade do interior do estado de São Paulo (Brasil)-usando uma abordagem de pesquisa colaborativa. Os dados foram coletados a partir de questionários abertos, grupos focais, gravações em vídeo e diários de campo. Os resultados indicaram que tal programa colaborativo pode efetivamente permitir que professores, funcionários da escola e alunos usem esses tipos de dispositivos de tecnologia assistiva e, além disso, que a natureza colaborativa do projeto foi de suma importância.

Palabras clave : educação especial; tecnologia assistiva; formação de profissionais da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )