SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Experiencias Sensoriales en Personas con Autismo y Enseñanza de las CienciasInformes Globales de la Unesco sobre el Aprendizaje y la Educación de Adultos: Elementos Conceptuales y Prioridades Políticas en Nigeria, Rusia y Eslovenia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

MAMCASZ-VIGINHESKI, Lucia Virginia; DA SILVA, Sani de Carvalho Rutz  y  SHIMAZAKI, Elsa Midori. Aspectos da Formação Continuada de Professores Atuantes na Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.166-185.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27550.

Analisa-se o processo de formação continuada de professores que atuam com pessoas que possuem o diagnóstico de deficiência intelectual, a inserir o soroban como ferramenta de cálculo para tais estudantes. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o estudo usou a pesquisa colaborativa como abordagem. Realizado na região Centro-Oeste do estado do Paraná - região Sul do Brasil, contou com a participação de nove professoras atuantes na educação de pessoas com deficiência intelectual do município. O estudo mostra: i) a precariedade na formação docente para o ensino de Matemática; ii) a concepção das professoras participantes de que os estudantes com a deficiência são menos desenvolvidos que os demais estudantes e mais “lentos” para a aprendizagem; iii) a necessidade de formação continuada às professoras. Ao final do estudo, foi consenso entre as professoras participantes que o ensino pautado nas capacidades dos estudantes e o uso do soroban como instrumento mediador promovem o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos junto aos alunos.

Palabras clave : formação docente; matemática; deficiência intelectual; soroban; números e operações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )