SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1El tiempo y las Temporalidades en el Aprendizaje y la Educación (de Adultos)Reencuadrando la Temporalidad: Un Diseño para una Mirada Relacional de la Cronoferencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

ALHADEFF-JONES, Michel. Desenvolvendo a Inteligência Rítmica: Para uma Compreensão Crítica das Temporalidades Educativas. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.10-34.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26894.

Este artigo discute uma concepção ritmológica da educação. Teoriza a noção de inteligência rítmica como um meio para melhorar a nossa compreensão das temporalidades educativas e das formas como elas são vivenciadas. Por conseguinte, esta contribuição tem como objetivo: (1) lançar as bases de uma perspetiva ritmológica na investigação educacional, formulando os principais pressupostos que a definem; (2) ilustrar a relevância de uma abordagem ritmológica e explorar a forma como ela pode ser concebida, considerando a linguagem mobilizada, as categorizações feitas e as formas de raciocínio através das quais as relações entre temporalidades heterogéneas são tornadas inteligíveis; (3) introduzir e definir a noção de inteligência rítmica, para qualificar a capacidade necessária para lidar com a ritmicidade dos processos educativos; e (4) explorar seis vias (aprender a discriminar, interpretar, examinar, argumentar, julgar e desafiar fenómenos rítmicos) para prever o desenvolvimento da inteligência rítmica.

Palabras clave : educação; temporalidade; ritmo; ritmanálise; inteligência rítmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )