SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Reencuadrando la Temporalidad: Un Diseño para una Mirada Relacional de la CronoferenciaEl Marcaje de las temporalidades Educativas: Una Aproximación Praxeológica a la Investigación Sobre el Tiempo en el Ámbito de la Educación de Adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

SCHILLER, Jan. O Conceito de Agendas Temporais em Educação. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.62-82.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.26882.

O tempo e a educação formam uma relação complexa que se estende muito para além do facto de que a educação precisa de tempo. O discurso alemão na investigação sobre educação de adultos e formação contínua raramente se centra sistematicamente em aspetos relacionados com o tempo. Para descobrir conceitos subjacentes ao tempo na educação de adultos nas políticas e nas práticas através da análise de temporalidades, este artigo apresenta o conceito de agendas temporais, enquanto termo analítico. A partir de uma receção teórica de temporalidades na sociedade pós-moderna, conceptualizam-se agendas temporais coletivas e individuais. Define-se uma abordagem metodológica da investigação sobre agendas temporais, baseada numa pesquisa recente, realçando a importância das ordens temporais sectoriais. Por fim, oferece-se uma perspetiva resumida sobre possíveis investigações futuras sobre agendas temporais em desenvolvimentos educativos importantes.

Palabras clave : pós-modernidade; agenda temporal; preempção; educação de adultos; formação contínua.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )