SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1El Marcaje de las temporalidades Educativas: Una Aproximación Praxeológica a la Investigación Sobre el Tiempo en el Ámbito de la Educación de AdultosTemporalización(es) Biográfica(s) en la Educación de Adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

ALIREZABEIGI, Samira. De que Falamos Quando Falamos de Tempo Pós-Pandemia na Educação Escolar? Reflexões sobre a Plasticidade Temporal da Educação Escolar Pós-Pandemia. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.107-127.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27403.

Este artigo reflete sobre a condição escolar no período pós-pandemia e especula sobre as características temporais da educação, com base num estudo escolar empírico. Considerando a pandemia como um acidente, na visão de Malabou (2012), e adotando a perspetiva cronológica enquanto dispositivo metodológico para identificar as características das escolas no período pós-pandemia, este artigo baseia-se num estudo etnográfico de uma escola que adota a política BYOD (“bring your own device” - traz o teu próprio dispositivo). O artigo identifica três ruturas diferentes na condição escolar pós-pandémica, nomeadamente na rutura que decorre do uso de padrões algorítmicos (Miyazaki, 2012), na infraescolização e na tarefização das práticas de sala de aula (Alirezabeigi, 2021). Mostrando como as práticas de sala de aula se organizam em torno de dispositivos, estudantes e professores, este artigo discute as reconfigurações espaciotemporais das escolas e a centralidade das tarefas para a educação pós-pandémica. Com base nestas ruturas e no conceito de plasticidade, conclui-se que a condição no período pós-pandemia pode ser descrita como uma estabilidade plástica após o tempo da pandemia.

Palabras clave : algoritmos; escola pós-pandemia; tarefização; acidente; plasticidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )