Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
DIAZ LOPEZ, Adoración; MAQUILON SANCHEZ, Javier Jerónimo y MIRETE RUIZ, Ana Belén. Habilidades Sociais no Contexto Presencial e Online: Interferência do Uso Problemático da Consola de Videojogos. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.167-179. Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.28433.
O desenvolvimento de habilidades sociais é crucial na adolescência, e as tecnologias podem influenciá-lo. Objetivos: a) Analisar as habilidades sociais de adolescentes no cenário presencial e virtual, b) Analisar as habilidades sociais de adolescentes no cenário presencial e virtual de acordo com o sexo, c) Relacionar as frequência de utilização da consola de videojogos e assertividade face a face e na interação virtual, d) Relacionar a frequência de utilização da consola de videojogos e a empatia na interação face a face e no contexto online. A amostra foi composta por 1.101 participantes. Para os adolescentes, a realidade online é uma continuação da realidade presencial e vice-versa e respondem de forma muito semelhante em ambos os contextos. As raparigas mostram maior empatia e assertividade. A alta frequência de videojogos está relacionada com as baixas habilidades sociais. As implicações educacionais são discutidas.
Palabras clave : habilidades sociais; uso problemático das TIC; adolescência; videojogos.