SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Apoyo Social en la Transición e Inclusión de Estudiantes en ERASMUSLa Red Austriaca de Escuelas-ECOLOG: Resultados de una Evaluación Cuantitativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

CID NETO, Ângelo. Lugares de Encontro na Dança, na Educação e na Criação. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.80-93.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28560.

Este artigo pretende pensar sobre a criação coreográfica contemporânea num plano educacional. Assim, no contexto das práticas de dança teatral e de criação coreográfica contemporânea, estabelece um conjunto de eixos de reflexão sobre os métodos e processos da criação coreográfica. É uma investigação que promove os lugares de encontro, enquanto lugares que relacionam práticas artísticas e pedagógicas. Em termos metodológicos, o campo de investigação está nos interstícios do artista, professor e investigador. Assim, a prática artística é pensada enquanto cartografia de experiências em diálogo com uma escrita investigativa para manter a vida e o movimento imanente destes processos únicos, em que o professor-coreógrafo e o estudante-intérprete são duas figuras essenciais que partilham a forma infinitiva do verbo ‘criar’. Assim, o trabalho coreográfico é problematizado enquanto lugar de diálogo entre os agentes criativos - nomeadamente, a importância do corpo e a sua indeterminação no caminho do encontro. A forma como o desconhecido desestabiliza o processo, atribuindo-lhe uma fragilidade valiosa no campo da educação artística e na resistência do trabalho coreográfico. O criador-intérprete consagra a possibilidade de entrar num processo criativo a caminho de um mundo menor, num esquema relacional horizontal e colaborativo. A criação e a educação são formas de despertar a atenção para o desenrolar do corpo e, consequentemente, para o seu mecanismo autopoiético e auto-transformador, propondo uma nova paisagem geográfica.

Palabras clave : educação para a arte; dança; processo coreográfico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )