SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Conocimiento Pedagógico del Contenido de Profesores de Física sobre el uso de Múltiples Representaciones en un Estudio de ClaseAprendizaje de Estudiantes de Enfermería en la Prevención de la Sintomatología Musculoesquelética Según los Tres Dominios de Competencias: Estudio Cualitativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

MAKNAMARA, Marlécio. Narrativas de Si e Subjetivação de Professores de ciências. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.187-207.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28579.

As pesquisas (auto)biográficas têm feito grandes promessas à formação de professores e quando advogam para si a capacidade de formar um professor, é porque tornaram-se centrais nas disputas por significação da docência. O objetivo é investigar processos de subjetivação engendrados em pesquisas (auto)biográficas de professores de ciências. A metodologia, de inspiração foucaultiana, contemplou leitura, descrição e problematização de narrativas (auto)biográficas oriundas de três teses de doutoramento. Os resultados evidenciam diferentes discursos e elementos discursivos a demandar e produzir posições de sujeito na docência em Ciências. O/a docente em Ciências que emerge das narrativas aqui investigadas é um sujeito tornado possível a partir de múltiplas posições: autoetnógrafo, aprendente, consciente, esperançoso, resiliente, fênix, convertido, mediador, desejador de êxito, messiânico, pesquisador inovador, autopoiético. Conclui-se ser produtivo focalizar discursos operantes em processos de subjetivação, como exercício que possibilita “ver e dizer” conexões entre o (auto)biográfico e a docência quando se trata de pesquisas voltadas à renovação e reinvenção do ensino de Ciências.

Palabras clave : pesquisas (auto)biográficas; formação; subjetivação; professores de ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )