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Media & Jornalismo
versión impresa ISSN 1645-5681versión On-line ISSN 2183-5462
Resumen
CHIESA, Carolina Dalla y MULLER, Mariana Scalabrin. Qual é a configuração dos projetos de crowdfunding em Jornalismo? Uma análise de conteúdo de projetos no Kickstarter (2010-2018). Media & Jornalismo [online]. 2020, vol.20, n.36, pp.55-72. ISSN 1645-5681.
O ambiente dos media transformou-se radicalmente durante a década passada com a emergência de novos modelos e plataformas que permite aos cidadãos tornarem-se jornalistas. Juntamente das corporações tradicionais de media, novos entrantes e iniciativas “do-it-yourself” emergem no mercado com a ajuda de plataformas que buscam conectar uma demanda em potencial e oferecer alternativas de financiamento, como crowdfunding (ou financiamento coletivo). Casos de sucesso e exemplos inovadores abundam na literatura, maioritariamente apresentada com base em estudos de caso, os quais mostram o potencial deste modo de financiamento para o auxílio a projetos locais e investigativos. É objetivo deste artigo mostrar descritivamente as características desses projetos por meio de uma análise de conteúdo que usa como base a plataforma Kickstarter, um caso em geral representativo dos projetos de crowdfunding. Este estudo contribui não apenas para a discussão das características do jornalismo nos financiamentos coletivos, mas também para a crítica sobre se este meio traz contribuições para novos modos de criação e distribuição de conteúdo.
Palabras clave : financiamentos coletivos; análise de conteúdo; jornalismo; kickstarter.