SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Bridget Riley e a Op Art: Natureza, Perceção e RepresentaçãoEl escritorio de la oficina italiana: “La producción en masa y la pieza única” hacia la modernidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versión impresa ISSN 2184-0180versión On-line ISSN 1646-9054

Resumen

AROSO, Nuno. O papel do gesto na comunicação da expressividade musical - uma experiência para a análise da percepção das dinâmicas durante uma performance de percussão contemporânea. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.25, pp.83-94.  Epub 31-Mayo-2020. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.25.5.

Os gestos musicais inerentes à produção de som são reconhecidos por parte significativa dos teóricos como um fator crítico de uma performance musical. Os gestos, para além da funcionalidade, podem ser considerados recursos operacionais do sistema de percepção-ação de um individuo. Pressupõe, portanto, esta gestualidade a criação de um significado que envolve mais do que apenas um movimento físico. Os movimentos podem ser subdivididos em padrões específicos de conceptualização. A dinâmica é um dos elementos expressivos mais relevantes da música e está fortemente relacionada com a fiscalidade da ação musical. Usada de maneira eficaz, a dinâmica permite sustentar a pertinência narrativa de uma performance musical comunicando, por exemplo, um estado emocional geral ou sentimento específico. Neste estudo, a performance da música contemporânea de percussão solo esteve em foco e uma audiência dividida entre ouvintes “visuais" e "não visuais”, foram analisados. Nesta perspectiva, a observação sobre a maneira de tocar do percussionista e o estudo da reação ao estimulo sonoro e sonoro/visual do público oferece ao autor uma oportunidade de entender a percepção da dinâmica. O desenho quantitativo da experiência foi escolhido para atingir os propósitos deste estudo, e que pode demonstrar uma realidade objetiva usando números para imitar modelos significativos que refletem as árias relações entre objetos ou fenómenos. Essas entidades numéricas não são a realidade em si, mas uma maneira de representá-la. Assim, procurou-se responder à pergunta de investigação: como pode o gesto percussivo influenciar a percepção da dinâmica musical de uma plateia?

Palabras clave : percussão; dinâmicas; percepção; musica; plateia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )