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Gazeta Médica
versión impresa ISSN 2183-8135versión On-line ISSN 2184-0628
Resumen
BRITO, Nicole; BERNARDES, Carlos; QUINTINO, Paula y MARTINS, Irene. O Impacto da Segunda Vaga da Pandemia COVID-19 na Satisfação dos Utentes de uma Unidade de Técnicas de Gastrenterologia. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.1, pp.6-12. Epub 31-Mar-2023. ISSN 2183-8135. https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.605.
Introdução:
Atualmente, em qualquer ponto do mundo, a pandemia pela COVID-19 não é indiferente a nenhum indivíduo. Esta pandemia teve um grande impacto na maioria da população, potenciando um sentimento de instabilidade, desconfiança e tensão no acesso aos cuidados de saúde.
Este trabalho teve como objetivo avaliar o nível de satisfação e o sentimento de segurança de utentes que realizaram exames endoscópicos num serviço de Gastrenterologia durante a segunda vaga da pandemia por COVID-19, bem como o impacto das medidas instituídas para mitigar a influência dessa circunstância na experiência dos utentes.
Métodos:
Foi construída uma entrevista clínica fechada composta por 10 perguntas focadas no sentimento de segurança e satisfação dos utentes. Foram entrevistados 60 indivíduos, selecionados de forma aleatória, após o seu recurso ao serviço de Gastrenterologia para realizar exames endoscópicos. Os critérios de inclusão foram: maiores de 18 anos, nível de escolaridade mínima, sem comprometimento cognitivo ou cerebral.
Resultados:
Os resultados mostraram que, de uma forma geral, os utentes se encontram satisfeitos por terem feito os exames (90%), no entanto algumas destas pessoas demonstraram alguma inquietação antes de o fazerem (45%).
Apesar de, devido aos equipamentos usados em contexto de pandemia, terem sentido algumas dificuldades na comunicação com os profissionais de saúde (63,3%), os utentes sentiram confiança e segurança na realização do exame (66,9 %), bem como nas condições de higiene da unidade (58,3%).
Conclusão:
Não obstante o contexto propício a sentimentos de insegurança, tensão e instabilidade, as medidas instituídas e a atitude dos profissionais da unidade conseguiram transmitir segurança e tranquilidade no desempenho dos exames, potenciando um bom nível de satisfação dos utentes.
Palabras clave : COVID-19; Gastrenterologia; Inquéritos e Questionários; Pandemia; SARS-CoV-2; Satisfação do Doente.