SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Dádiva e Democracia Moderna: A Via da Cidadania IntegralAutoritarismo, identidade e terror: as causas da violência etarra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política

versión impresa ISSN 1647-4090versión On-line ISSN 2184-2078

Resumen

PASSOS, Nelmo. BREVE REFLEXÃO DA AÇÃO POLICIAL: UM CONFLITO DE VALORES DE UMA SOCIEDADE. PO-RPCP [online]. 2019, vol.11, pp.65-79.  Epub 29-Jul-2021. ISSN 1647-4090.  https://doi.org/10.33167/2184-2078.rpcp2019.11/pp.65-79.

Como dever do Estado, a Segurança Pública é exercida de maneira a preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, atribuição, destinada às policias do país1. É notório que as atribuições policiais estão limitadas em suas missões de preservar a ordem pública conforme Constituição Federal Brasileira, contudo, estas são exigidas ao seu extremo no combate à criminalidade, em especial à Polícia Militar. Esquecendo-se que a questão não é simples, pois fatores complexos estão diretamente ligados aos resultados do trabalho policial, a julgar a falta de investimentos, a gestão de recursos humanos e a valorização da imagem da polícia junto da população como um todo. Com altos índices de homicídio, o Brasil vive uma realidade sombria, pois essas taxas crescem a cada ano. Enquanto isso, a polícia enfrenta rejeição social, acusada de violência policial, motivada pela letalidade de delinquentes em confrontos, esquecendo essa sociedade que os policiais também são vitimados nesses enfrentamentos.

Palabras clave : policiais; vítimas; valorização; criminalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )