SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A Cultura de Segurança em Estruturas Residenciais para Pessoas IdosasGrupo Focal como metodologia de pesquisa na Residência Médica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

CASTRO, Rita. Que significados tem a sexualidade? Um estudo qualitativo. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.676-688.  Epub 06-Dic-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.676-688.

A sexualidade é uma área fundamental na vida. Dado este ser um aspeto muito individual de cada pessoa, este estudo procurou conhecer quais os significados que são associados à sexualidade. Nomeadamente, qual o núcleo central e periféricos do termo “sexualidade” e quais as classes de significados que emergem. Para isso foi utilizada uma metodologia qualitativa, com recurso à Técnica de Associação Livre de Palavras. Participaram 1053 pessoas (838 do género feminino, 204 do género masculino e 11 de género não-binário) com uma média de 30.56 anos de idade (DP=11.01). Os dados foram tratados com o software de análise textual IRaMuTeQ. A partir da análise de frequência concluiu-se que as cinco palavras mais ditas foram: prazer (n=537), sexo (n=496), intimidade (n=449), amor (n=440) e relação (n=115). A análise prototípica permitiu compreender uma centralidade na concetualização da sexualidade em torno dos conceitos de prazer, sexo, intimidade e amor, com núcleos periféricos associados a relação, desejo, carinho, autoestima, diversão e casal. A análise da Classificação Hierárquica Descendente indicou um agrupamento dos significados da sexualidade em quatro classes: 1) Envolvimento; 2) Partilha; 3) Afeto; e 4) Expressão, em duas ramificações. A metodologia qualitativa através da TALP permitiu obter as evocações suscitadas acerca da sexualidade, de onde, a partir do conjunto de resultados das várias análises textuais, foi possível encontrar a existência de diferentes significados da sexualidade, que serão mais-valias a ser considerados na intervenção, desde os programas educativos até às intervenções clínicas, para melhor intervir procurando conhecer os significados da sexualidade no contexto.

Palabras clave : Investigação Qualitativa; Análise Textual; Significados; Sexualidade; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )