Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Political Observer
versión impresa ISSN 2795-4757versión On-line ISSN 2795-4765
Political Observer vol.20 Lisboa dic. 2023 Epub 16-Feb-2024
https://doi.org/10.59071/2795-4765.rpcp2023.20/pp-11-12
Editorial
Compreender a Guerra
*Professor Associada com Agregação da Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. msarmento@iscsp.ulisboa.pt
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, desencadeando uma guerra ainda sem fim à vista. Em julho do mesmo ano, decidiu a direção da Political Observer - former Portuguese Journal of Political Science - realizar um número temático sobre o tema. A ampla receção de artigos, a sua qualidade e a importância do tema, determinou que a direção tenha acordado que sejam publicados dois números sucessivos, referentes ao ano de 2023, sobre a Guerra na Ucrânia.
Neste segundo volume, relativo ao segundo semestre, reunimos outros tantos artigos, mais esdrúxulos, mas também mais criativos, que procuram causas e investigam comparações. Seja, questionando o papel da Igreja Ortodoxa Russa, seja avaliando a posição da Igreja ca- tólica polaca face ao conflito. Agradecemos aos Dr.s Pedro Constantino e à Marcin Zatyka as suas análises. Juntam-se a estes primeiros artigos, as indagações dos jovens investigadores João Gomes, Jorge Garrido com as suas perspetivas militares e estratégicas que completam a série, para fecharmos com o estudo em coautoria de Maria Azevedo e Neuza Sá acerca da indivisi- bilidade da segurança, para respeitar a tradição da revista de dar espaço e lugar aos estudos de jovens cientistas políticos.
No final, o Professor Carlos Vargas, faz-nos uma recensão da obra de ESCHEN, Penny M. Von. Paradoxes of nostalgia. Cold war triumphalism and global disorder since 1989. Durham e Londres: Duke University Press, 2022, 400 pp., 37 il. Cujo título expressa bem o sentimento analítico em curso.
Um agradecimento especial a PIEKART, de Krakow, que autorizou o uso da imagem de capa, uma expressiva imagem do sentimento de perplexidade expressa na beleza da jovem ucraniana que retrata nos muros de Cracóvia. Sem o suporte da Professora Patrícia Oliveira e o apoio da Dra. Pandora Guimarães este número da revista não teria sido possível. A todos o nosso reconhecimento.
30 de Setembro de 2023.