SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Enseñar en tiempos de COVID-19: un estudio con profesores de primaria y secundaria en PortugalFactores que influyen al profesorado de educación primaria de la Región de Murcia (España) cuando mandan deberes escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

GARCIA, Antonio Víctor Martín; PEREZ, Bárbara Mariana Gutiérrez  y  MARTIN-LUCAS, Judith. Fases de implementação do Blended Learning em universidades espanholas. Estudo baseado em análise de segmentação. Rev. Port. de Educação [online]. 2021, vol.34, n.1, pp.28-49.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17754.

O principal objetivo deste estudo é conhecer e descrever as fases de adoção da modalidade de formação denominada Blended Learning (B-learning). Um questionário foi aplicado a 980 professores de universidades públicas em todo o estado espanhol. A análise dos dados foi realizada utilizando técnicas de clustering para o agrupamento dos sujeitos (análise de segmentação utilizando o algoritmo CHAID). Os resultados fornecem chaves para entender por que os professores universitários adotam ou não esta modalidade de ensino, identificando perfis ou traços que caracterizam cada um dos subgrupos agrupados em cada uma das etapas de adoção(tomadas como variáveis critério), em função de uma série de características pessoais e profissionais(Sexo, idade; Categoria profissional, Área de conhecimento, experiência docente, Atitude em relação à B-learning, Nível de Auto-eficácia), e variáveis contextuais relacionadas com a formação recebida sobre Blended Learning na universidade. Todas elas variáveis preditoras. Indiretamente, este conhecimento sobre as fases de adoção pode fornecer informação sobre o estado de difusão institucional da metodologia B-learning em toda a universidade espanhola.

Palabras clave : Blended Learning; educação superior; fases de adoção; inovação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )